2013 foi um ano de grandes produções. Foi realmente muito difícil selecionar apenas 10 filmes que, na minha opinião, foram os melhores filmes do ano passado. É claro que conto com a opinião de todos para relembrar outras filmagens que marcaram a vida de vocês, leitores.
A seleção abaixo contém blockbusters de destaques, ficção científica de ótima qualidade, romance, muito suspense, ação e algumas surpresas pouco conhecidas.
Desfrutem, conheçam outros filmes e um bom 2014 a todos os cinéfilos de plantão.
10. Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek Into Darkness) – J.J. Abrams
Não nego que considero J.J. Abrams um dos mais geniais diretores dessa nova geração. Lost foi a obra que destacou a sua carreira e em 2015 teremos o tão esperado retorno de Star Wars. Em Além da Escuridão, o diretor conseguiu produzir uma sequência tão boa quanto seu antecessor e por vezes até superior. Uma trilha sonora comanda as várias cenas de ação e os atores estão ainda mais afiados. Um belo presente aos fãs da saga.
9. O Sistema (The East) – Zal Batmanglij
O diretor eu ainda não conhecia, mas quando vi no elenco Ellen Page (sempre muito boa), Alexander Skarsgård (o vampiro de True Blood) e a talentosíssima e promissora atriz Brit Marling, eu sabia que ia sair algo de bom dali. O Sistema é um filme que sabe como te surpreender a cada minuto. Suspense até o topo e com um história que te deixa preso até o fim, contando sobre um grupo anarquista que tenta minar empresas que obtém lucro a partir da exploração da natureza.
8. A Caça (Jagten) - Thomas Vinterberg
Saindo um pouco dos Estados Unidos, indico esse tremendo suspense dinamarquês com o ator do seriado Hannibal, Mads Mikkelsen. O filme nos faz pensar em consequências sérias do abuso infantil porém vai além disso. A habilidade humana de mentir afeta realmente a todos ou as crianças realmente não mentem? Um filme com sequências cruéis e uma atuação excelente do ator principal.
7. Círculo de Fogo (Pacific Rim) - Guillermo del Toro
Em 2013, o diretor Guillermo del Toro esteve nos cinemas do Brasil com o suspense Mama, um longa bem montado tirado de um curta de terror com menos de 10 minutos. Mas a grande surpresa mesmo foi o excelente Círculo de Fogo. Uma luta do mundo contra os aliens, robôs contra monstros, Kaijis contras Jaegers. Tudo isso com o ar de um anime japonês, efeitos especiais irretocáveis, uma trilha de ação muito boa e toda a qualidade técnica-visual de Del Toro. Amantes da cultura japonesa vão ao delírio.
6. Azul é a Cor Mais Quente (La Vie d’Adèle) – Abdellatif Kechiche
Um filme que dividiu opiniões. Polêmico e complexo mas ao mesmo tempo simples e incompreendido. Uma obra que marcou o festival de Cannes com suas cenas de sexo praticamente explícitas, porém também impressionou a todos com uma história de amor não convencional. Atuações que marcaram o filme, juntamente com a fotografia muito bela, foram os destaques das quase 3 horas de Azul é a Cor Mais Quente.
5. Questão de Tempo (About Time) – Richard Curtis
“Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.” Filmes sobre viagens no tempo sempre me agradam, e esse não foi diferente. Um romance atrelado a ficção.
4. Os Suspeitos (Prisoners) – Denis Villeneuve
Os Suspeitos veio pra mostrar que Hugh Jackman realmente consegue atuar sem o disfarce de Wolverine. E eu não me surpreenderia se ele fosse indicado ao Oscar por esse filme. Um drama policial sobre o misterioso desaparecimento de duas crianças. Um roteiro aparentemente batido, porém com sequências sensacionais. Suspense e reviravoltas que vão deixar você de boca aberta. Uma grande surpresa para mim em 2013.
3. Disconnect (Disconnect) – Henry Alex Rubin
Disconnect é aquilo que podemos chamar de, uma belíssima obra real contemporânea. Um filme que pode ter passado despercebido por muitos mas que eu aconselho a todos a assistirem esse roteiro impactante sobre dramáticas histórias de pessoas que sofreram com o lado negativo que a internet pode trazer. É impossível não sentir a veracidade das histórias e não sofrer até o fim com os personagens. Vejam! Um dos meus favoritos do ano.
2. Django Livre (Django Unchained) - Quentin Tarantino
Lançado no início de 2013 aqui no Brasil, Django Livre é uma obra espetacular do gênio Tarantino, Nem é preciso falar muito já que só o nome do diretor faz qualquer um correr para as salas de cinema. Além da direção, destaque para atuações sensacionais de Christoph Waltz (que levou o Oscar), Samuel L. Jackson e Leonardo DiCaprio (que pra variar foi esquecido pelo Oscar). Um filme um pouco longo, porém um novo clássico das mãos de um gênio.
1. Gravidade (Gravity) – Alfonso Cuarón
Como já devia ser previsto, o melhor filme do ano tinha de ser Gravidade. Quem leu minha crítica sobre o filme (clique aqui para dar uma olhada) já sabia que eu iria nomear essa fantástica ficção científica espacial de Alfonso Cuarón. Diferente das outras ficções espaciais, Gravidade nos faz sentir o medo verdadeiro de estar no vácuo, escuro e sem ar. Um filme agoniante e com o destaque da bela Sandra Bullock.
Postar um comentário