banner
Ultimas

domingo, 20 de outubro de 2013

Remake 'Castle of Illusion' mostra Mickey em seu melhor game

Um dos principais jogos do Mega Drive, da Sega, antes de Sonic ser lançado tinha o famoso Mickey Mouse como protagonista. "Castle of Illusion" levava o camundongo para um castelo da bruxa Mizrabel, onde ele tinha de enfrentar diversos perigos em mundos escondidos atrás de cada porta – e tudo para salvar Minnie. 

O encanto do herói, somado ao visual colorido que o novo videogame oferecia em 1990 e às músicas no estilo Disney, tornaram "Castle of Illusion" um clássico instantâneo. Após 23 anos, o título ganha um remake em alta definição para PlayStation 3 e Xbox 360 que reconstrói todo os mundos da aventura com gráficos atuais, em 3D e muito coloridos. O relançamento permite também que os mais jovens - principalmente crianças - possam se divertir com o jogo que encantou no passado.

De volta ao castelo
Desde a abertura, que mostra Mickey e Minnie fazendo um piquenique e, depois, a pequena ratinha sendo sequestrada, até as fases na biblioteca, dentro da garrafa de leite e no quarto de brinquedos, há um grande toque de nostalgia. O visual e o design das fases mantém as mesmas características do original e muitas vezes parece que se está vendo uma animação da Disney.


O esquema de jogo é o de plataforma em 2D, mas os gráficos são em 3D. Desse modo, o jogador controla Mickey andando para os lados e saltando por cima de obstáculos ou subindo em plataformas enquanto se observa a profundidade dos cenários. Muito dos locais em que o herói irá passar aparecem no fundo da fase. Há muitos elementos se movendo e tudo é muito colorido.

Quem jogou o game antigo irá se identificar tanto com as fases – elas são as mesmas do título original – quanto com as músicas, que foram remixadas. Há a possibilidade de se jogar ouvindo a versão original das trilhas.

Há momentos em que o esquema de jogo se torna 3D, principalmente na luta contra chefes e em momentos chave, como quando Mickey deve fugir de uma maçã gigante logo na primeira fase.

Andar no castelo, local visitado entre as fases, também usa o recurso em 3D. Nele, além de acessar as fases, é possível escolher roupas para o Mickey, desbloqueadas ao se coletar pimentas do Donald e itens secretos escondidos, e ver estátuas e quadros encontrados durante a aventura.

 Problemas no controle
Diferentemente do visual muito bem construído, os controles de "Castle of Illusion" são o problema do game. Eles tem uma resposta atrasada e se torna difícil dar saltos precisos sobre inimigos ou para alcançar um local mais alto. Isso ocasiona mortes acidentais com certa frequência, principalmente na última fase e na batalha final contra a bruxa Mizrabel.


Mickey também não dá mais "bundadas" como antigamente. Agora, ele apenas pula em cima do inimigo e, caso o jogador segure o botão de pulo, o herói pode saltar mais alto. O motivo, segundo Omar Woodley, produtor do game, afirmou ao G1 durante a feira E3, em junho, é que "o mundo está menos inocente e não quisemos causar polêmica". Ele contou que na primeira versão, Mickey dava bundadas, mas a Disney pediu para retirar o movimento da versão final. 

A duração de "Castle of Illusion" pode ser outro ponto negativo, já que em poucas horas o game é terminado, assim como na versão original. Mas, por se tratar de um jogo por meio de download, o tempo de jogo é justificado. Há extras para encontrar, o que incentiva o jogador a ir nas fases novamente.

'Castle of Illusion'
Plataformas: Xbox 360 (versão testada) e PlayStation 3
Produção: Sega
Desenvolvimento: Sega Studios Australia
Jogadores: 1 jogador
Gênero: Plataforma
Preço sugerido: R$ 30

Prós: visual em 3D do jogo clássico, muito colorido, músicas refeitas e nostalgia das fases e chefes.

Contras: controles ruins dificultam a aventura, que é curta.

Postar um comentário

banner
 
Copyright © 2014 ZONA GAME