O lançamento de "GTA V" nesta terça-feira (17) nos Estados Unidos pode coroar a série da Rockstar como uma das mais caras para se produzir - estima-se que o último game tenha custado US$ 266 milhões - e uma das que pode dar mais retorno, com lucro de US$ 1 bilhão.
"GTA V" chega ao Brasil na quinta-feira (19) e custa R$ 200.
Veja os jogos da franquia:
O primeiro game da série tinha uma visão de jogo superior, ou seja, o jogador acompanhava a ação toda do alto. O jogo inovou por trazer roubos de carros e uma cidade aberta para ser explorada livremente. Qualquer carro que estivesse nas ruas podia ser tomado e controlado para completar as fases.
Roubar carros era a principal atividade a ser feita no game, além de enfrentar criminosos e a poícia com uma grande seleção de armas. Com algumas delas era possível explodir veículos, atrair mais viaturas policiais e criar um verdadeiro caos. As cidades do game, Liberty City, San Andreas e Vice City, faziam sátira de locais reais como Nova York, San Francisco e Miami, respectivamente.
O game teve dois pacotes de expansão: 'GTA: London 1969' e 'GTA: London 1961', que levava o jogador para Londres na década de 1960 e apresentava carros da época para roubar.
'Grand Theft Auto 2'
Lançamento: 1999
Plataformas: Dreamcast, PC, PlayStation, Game Boy Color
A sequência de "GTA" colocou o jogador em uma metrópole futurista com carros um pouco mais "avançados". Em vez de três cidades, "GTA 2" tem apenas uma maior, dividida em três bairros: "Downtown" (centro de negócios), "Residential District" (área domiciliar) e "Industrial District" (área industrial).
Cada um destes bairros tem um determinado nível de policiais que podem perseguir o jogador caso ele seja pego cometendo um crime, o que aumenta a dificuldade de fuga dependendo da região.
Um sistema de "respeito" criava maior afinidade do personagem com uma das três gangues da cidade. Conforme se realiza missões para uma delas, você desequilibra o balanço na guerra entre as três, o que pode ajudar ou a complicar a vida do jogador.
Também é possível optar entre dois horários, meio-dia ou final de tarde, para mudar a iluminação da cidade. Do mesmo modo que no primeiro game, o jogador continuava livre para explorar a metrópole cometendo crimes, roubando carros e atropelando pedestres.
'Grand Theft Auto III'
Lançamento: 2001
Plataformas: PC, PlayStation 2, Xbox, iOS, Android
Divisor de águas no mundo dos games, "GTA III" levou o mesmo conceito de mundo aberto dos primeiros dois games para um universo com gráficos 3D. A principal novidade foi oferecer este mundo aberto com uma câmera com visão em terceira pessoa. Com ela, os jogadores acompanhavam a ação vendo o personagem pelas costas, o que tornava a imersão com game ainda maior.
O jogo fazia uso das capacidades dos novos - na época - PlayStation 2 e Xbox para trazer gráficos de qualidade em um mundo com uma grande área para ser explorada.
O jogador tinha uma cidade para explorar livremente, e, ao mesmo tempo em que realizava missões, podia roubar os carros nas ruas, atirar em civis e causar o caos até a chegada do exército.
A história de "GTA III" também é um ponto forte. A Rockstar escreveu um enredo adulto, típico de filmes, fazendo a desenvolvedora ser conhecida por roteiros com abordagens mais ácidas.
O sucesso do título no PlayStation 2 ("GTA III" foi o game mais vendido de 2001) garantiu a produção de sequências, que foram bastante esperadas pelos jogadores. O sucesso do jogo também influenciou todos os lançamentos da indústria de games nos anos seguintes.

Lançamento: 2002
Plataformas: PlayStation 2, PC, Xbox, iOS, Android
"Vice City" leva o jogador para uma cidade praiana aos moldes da Miami da década de 1980. Lá, ele pode, novamente, cometer crimes e causar confusão com a polícia.
Para ambientar melhor o jogador, até mesmo as rádios que permitem escutar música dentro dos carros tocavam canções conhecidas da época. Os veículos também tem um ar mais retrô.
'GTA: Vice City', de 2002 (Foto: Divulgação/Rockstar)
O esquema de jogo pouco mudou se comparado a "GTA III". Os jogadores ainda tinham um mundo livre para fazer o que quisessem, além de realizar missões que permitiam avançar a história e abrir novas áreas da cidade.Motos e helicópteros foram incluídos como veículos que podiam ser pilotados.
Atores famosos emprestaram suas vozes para o game, com destaque para Ray Liotta, que interpretou o personagem principal, Tommy Verceti. Dennis Hopper e Danny Trejo também atuam.
'Grand Theft Auto: San Andreas'
Lançamento: 2004
Plataformas: PlayStation 2, Xbox e PC
A aguardada sequência trazia não uma, mas três cidades de um estado fictício chamado San Andreas: Los Santos (representação de Los Angeles), Las Venturas (Las Vegas) e San Fierro (San Francisco). Até então, este era o maior mundo aberto criado pela Rockstar.
Além de ter a exploração e liberdade, o jogador podia personalizar a aparência do personagem principal. A vaidade também melhorava as habilidades. Colocar o personagem para fazer exercícios o tornava mais rápido, mais forte e com mais resistência para as missões.
Com o dinheiro ganho em roubos, podia-se comprar roupas e fazer tatuagens. Missões paralelas permitiam que ele se tornasse mais respeitado pela gangue local.
'Grand Theft Auto: San Andreas', o jogo mais vendido do PlayStation 2 (Foto: Divulgação)
Alguns locais e as outras cidades eram habilitadas apenas quando o jogador completava determinadas missões.'San Andreas' também polemizou por conta do minigame "Hot Coffee", em que o personagem principal aparecia fazendo sexo.
'Grand Theft Auto: Liberty City Stories'
Lançamento: 2005
Plataformas: PlayStation 2 e PSP
Criado para aumentar a história e preencher as lacunas no enredo de "GTA III", o jogo levou pela primeira vez a mesma qualidade gráfica vista no PlayStation 2 para um portátil.
Ao mesmo tempo que elementos de outros "GTA" que não estavam em "GTA III" foram implementados, como a presença de motocicletas, outros foram retirados, como a capacidade de escalar e de nadar. Quando o jogador caía no mar, ele perdia uma vida.
'Grand Theft Auto: Vice City Stories'
Lançamento: 2006
Plataformas: PlayStation 2 e PSP
História paralela de "GTA: Vice City", no game o jogador controla Victor Vance, irmão de Lance Vance, amigo de Tommy Vercetti, personagem do título original.
A Rockstar trouxe de volta as habilidades de escalar e de nadar ao título. Veículos como helocópteros e aviões também apareceram na versão portátil. Para ajudar nos controles, principalmente no PSP, foi criado um novo sistema de combates com maior precisão.
'Grand Theft Auto IV'
Lançamento: 2008
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e PC
Foi o primeiro jogo da série lançado em um videogame da atual geração.
"GTA IV" marcou o retorno para a cidade do primeiro jogo, Liberty City, que foi totalmente remodelada e aumentada por conta do maior processamento dos videogames.
O personagem principal é um imigrante europeu tentando viver o "sonho americano". Logo, ele entra para o mundo do crime, realizando missões que incluem desde transportar carregamentos de drogas até eliminar o líder da gangue rival.
Missões paralelas e partidas pela internet aumentavam a vida do game. Detalhes curiosos eram programas de TV que contavam a história controversa da cidade e dos locutores das rádios, que tinham o cantor Iggy Pop.
Com gráficos muito superiores aos dos títulos do PS2, o game conseguiu mostrar uma grande metrópole e sua vida agitada.
Duas grandes expansões, "The Lost and Damned" e "The Ballad of Gay Tony", introduziram novos personagens e contaram mais detalhes da cidade.

Lançamento: 2009
Plataformas: Nintendo DS, PSP e iOS
Apenas para videogames portáteis e para iPhone e iPad, "Chinatown Wars" retoma as origensa da franquia em termos de esquema de jogo, trazendo uma câmera com visão superior que mostra a ação de cima.
O visual mais adulto, escuro e realista passou a ter um toque de histórias em quadrinhos, com gráficos mais cartunescos.
No DS e nas plataformas da Apple, os minigames utilizam a tela sensível ao toque para dar mais interação ao jogador.
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